Ínicio

Diário de bordo

Foto: Geraldo Magela

Por Andreza Borgo, Vitor Cruz e Heberton Lopes

SEXTA- FEIRA - 30/10/2009 - 23h saída de BH em direção a terra da garoa

SÁBADO - 31/10/2009 – Pouco antes da última parada, às 5 e meia da manhã, um susto. Em São João da Bela Vista, a 200 km do nosso destino, um pneu do ônibus estoura. Acordamos o borracheiro. Aproveitando o intervalo forçado, os alunos encontraram formas de matar o tempo. Enquanto uns ficaram dormindo no ônibus, o professor Gellinho comandou uma ``pelada`` e teve disposição até para pular a cerca – atrás da bola... Já o restante da galera relembrou a infância no parquinho e a diversão foi geral.

Ao chegar em Sampa, primeira parada. Estava faltando uma mala – eis que surge Leandro Garcia, nosso guia de turismo. Fomos direto ao Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. Lá, além de viajar pelas origens do nosso idiomaterno, tivemos até uma aula de Semiótica ministrada pelo guia.

Paradinha rápida para o almoço e já emendamos nossa visita ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista. Além do rico acervo do museu, os alunos puderam ver de perto as obras do renomado artista francês Rodin e do fotógrafo Evans Walker.

Na chegada ao hotel, na famosa rua Augusta, enquanto alguns foram descansar, outros ainda tiveram energia para cair na piscina. A noite, as bruxas estavam soltas, afinal estava sendo comemorado o Dia das Bruxas.

DOMINGO - 01/11/2009 - Parque do Ibirapuera

Às sete da matina, todos de pé para um farto café-da-manhã no hotel. Às oito e trinta, devido ao atraso do professor Gellinho, fomos para o Parque do Ibirapuera. O dia de sol contribuiu para que todos aproveitassem as inúmeras opções ao ar livre. No roteiro visitas ao Planetário, ao Museu Afrobrasil, a Oca e ao MAM (Museu de Arte Moderna). A equipe da Rádio Intervalo fez uma reunião de pauta antes de aproveitar o dia.

Parque do Ibirapuera

Por Vitor Cruz

Uma das mais belas áreas verdes da cidade de São Paulo foi o nosso destino no feriadão. Aproveitando o dia para conhecer as várias atrações que o Ibirapuera oferece, os integrantes da Rádio Intervalo decidiram relatar tudo o que eles experimentaram durante a visita. Só para não cair numa rotina, o professor Gellinho curtiu a visita a sua própria maneira.


Planetário

Por Andreza Borgo

Com horário marcado, iniciou-se a primeira sessão de vídeo no Planetário, localizado em meio ao ambiente natural do Parque do Ibirapuera. Ao fechar das portas, nos vimos em companhia apenas do instrumento que rege o espetáculo. Nas poltronas alocadas nas laterais, encaramos todo um universo que sugere diversas possibilidades para que possamos viajar pela galáxia.

De Mercúrio a Netuno, fomos convidados a uma viagem aos diversos territórios do universo durante os cinquenta minutos de exibição do vídeo. Conhecendo os nove países e suas características, o que fica são as inúmeras possibilidades que o Planeta Terra dá a nós, seres humanos, e que no dia- a –dia não consideramos como valores absolutos, quando na verdade seria essencial a preservação do planeta, que nos permite respirar durante a vida.


Museu Afrobrasil

Por Andreza Borgo

Em meio às belezas naturais do Parque do Ibirapuera, uma miscelânea da cultura africana que se funde à alma brasileira, dando origem ao cartão de visitas do nosso país: a mistura de raças, cores, credos e emoções.
Pelas paredes do Museu Afrobrasil, os símbolos que marcam a história. No sorriso do caboclo, o tilintar de sinos da esperança de uma nação. No batuque do tambor, a imagem da alegria de viver do nosso povo. Em cada canto da exposição, a imediata identificação com nossas mais sólidas raízes.


MAM (Museu de Arte Moderna)

Por Heberton Lopes

Visitamos o MAM (Museu de Arte Moderna) na tarde de hoje. Fazia muito calor na capital paulista e todos já estavam cansados de andar pelo Parque do Ibirapuera, mas isso não foi motivo para desânimo. Duas funcionárias nos guiaram pelas galerias do 31º. Panorama da Arte Brasileira, que este ano foi intitulado com uma frase em tupi – “mõyguara opá mamõ pupé”. Traduzindo, seria algo como “Gente! Tem estrangeiro em todo lugar”.


Mesmo sendo “estrangeiros”, nos sentimos representados nessa magnífica exposição. Fotos da famosa Casa do Baile fazem parte da mostra. Esse passeio foi enriquecedor e interessante.



Museu do Futebol


Por Andreza Borgo

Com grande expectativa, chegamos às cinco da tarde no Museu do Futebol, localizado no Complexo do Estádio do Pacaembu. Pudemos vivenciar não somente a arte que destaca cada artista, mas o império que valoriza a ótica sob a qual o futebol é definido como a riqueza espiritual brasileira. A casa ambiente visitado, a gama de informações que associam os acontecimentos do futebol à história cultural brasileira se apresenta como uma gostosa lembrança.

Lá, vimos personalidades como Ronaldinho Gaúcho, em 3D, e Galvão Bueno saudando os grandes atletas do passado. Pudemos caminhar pelos melhores lances do mundo da bola e acompanhar o som e a imagem do futebol que refletem o espírito brasileiro. Como uma bela surpresa para a maioria de nós, o futebol deixou sua marca como esporte universal que une os brasileiros.




SEGUNDA - 02/11/2009

Centro Histórico e Liberdade

Por Vítor Cruz


Em pleno feriadão, aproveitamos o dia para conhecer alguns pontos turísticos da terrada garoa. A primeira parada foi na Praça da Sé. Religião, turismo local e comércio paralelo aguçam nossa curiosidade.

A Igreja da Sé impressiona pelo tamanho e pela arquitetura pós gótica. No Centro Histórico, paramos onde tudo começou, o Pateo do Collegio. A caminho do Mercado Municipal, passamos pelo centro financeiro do país. Paradinha rápida para o almoço no Shopping Ibirapuera e seguimos em busca da Liberdade. Sushi, sashimi e yakisoba temperam a visita a esse bairro formado, principalmente, pela comunidade nipônica. E no lugar do saquê, chá verde para ninguém sair da linha.


TERÇA - 03/11/2009

Por Vítor Cruz


Levantamos às 5h30... e saímos do hotel às 7h. Primeiro destino, 25 de Março. As meninas esqueceram o sono e voltaram pra casa carregadas de compras.

De lá fomos para o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Logo na entrada da Band, alguém grita: “Olha lá o Marcelo Tas!”. Andreza Borgo corre até o carro, mas a chance de entrevistar uma celebridade ficou para outro momento. O careca que estava ao volante nem de longe lembrava o Tas (foto). Passada a frustração, iniciamos a visita e no estacionamento, uma boa surpresa! Andreza não perdeu tempo e correu para entrevistar o jornalista Joelmir Beting. O professor Gellinho registrou todos os momentos.

Em seguida, a professora Denise Guimarães avisa a Relações Públicas da Band que tinha marcado com Ricardo Boechat um encontro com os alunos da FAP. O jornalista é avisado, desce da redação e recebe, calorosamente, os estudantes. Andreza Borgo, com gravador em mãos, não perdeu tempo e a professora Denise Guimarães teve um momento nostálgico ao reencontrar o ex-colega de profissão.

Perto do fim da visita, a professora Denise se perdeu do grupo. Ninguém conseguia localizá-la na Band e depois de quase uma hora de espera, eis que surge Denise Guimarães ao lado dos alunos Heberton Lopes, Andreza Borgo, Antonio Carlos e Willian Marques. Onde eles estavam e o que estavam fazendo? Há uma excelente justificativa: gravaram uma exclusiva com ninguém menos que José Luiz Datena. Denise Guimarães trabalhou com o jornalista no Verão Vivo na

Band (1996 e 1997) e hoje é professora, mas definitivamente não deixou de ser jornalista! Viu dois alunos perdidos nos corredores da emissora e invadiu o camarim do Datena. Andreza Borgo e Heberton Lopes entrevistaram o jornalista e Willian Marques e Antônio Carlos registraram tudo.

Encerramos nossa visita em grande estilo e com muitas estórias pra contar. Heberton, Andreza, Antonio Carlos e Willian que o digam. Antes de voltar para casa, paradinha para o almoço. Prosseguimos viagem e os alunos ainda encontraram energia e divertiram-se na última parada! Vamos agora esperar, ansiosamente, pela próxima viagem!

Créditos das fotos:

MASP, Parque do Ibirapuera, Museu Afrobrasil, MAM, Praça da Sé, Liberdade, meninas com compras: Heberton Lopes

Falso Marcelo Tas e Pacaembu: Geraldo Magela

Datena e Andreza Borgo: Antonio Carlos